Saiba por que a vitamina A é tão importante para a nossa saúde

A vitamina A é um dos mais importantes nutrientes para a nossa saúde, mas você sabe o que acontece em caso de deficiência dessa vitamina? Cegueira noturna e frequentes infecções são sintomas mais comuns.

Isso significa que a vitamina A, também chamada de Retinol, tem papel fundamental em nossa saúde, fortalecendo o sistema imunológico, atuando na renovação celular e no crescimento, além de melhorar a visão e contribuir na formação dentária.

O nosso corpo não produz esse nutriente, portanto é preciso ingerir alimentos que contenham essa vitamina, como cenoura, mamão papaia, manga, espinafre, entre outros.

Para descobrir todos os alimentos ricos em vitamina A e seus benefícios para a saúde, continue a leitura deste conteúdo.

O que é vitamina A?

Vitamina A é um micronutriente do grupo de vitaminas lipossolúveis encontradas facilmente em alimentos coloridos. Sua função antioxidante é capaz de barrar a ação dos radicais livres que oxidam as células e levam a diversos problemas, como catarata, doenças de pele e tumores.

Um importante aliado da saúde

O benefício mais conhecido da vitamina A é cuidar da saúde dos olhos, evitando seu desgaste e, conseguintemente, a cegueira noturna (dificuldade para se adaptar visualmente à noite).

Mas seus benefícios se estendem para outros campos. É um nutriente que auxilia na formação de ossos, dentes e do colágeno, uma proteína que serve para manter unhas, cabelos e pele com aparência jovial.

Alimentos ricos em vitamina A

A vitamina pode ser encontrada em frutas e legumes coloridos (amarelo, alaranjado e verde-escuro), ricos em carotenoides (precursores da vitamina). Os vegetais e alimentos de origem animal também são ricos desse nutriente.

Confira as fontes de vitamina A:

  • Pêssego;
  • Gema do ovo;
  • Batata-doce;
  • Manga madura;
  • Leite integral;
  • Mamão papaia;
  • Abóbora;
  • Cenoura;
  • Brócolis;
  • Espinafre;
  • Fígado de boi;
  • Queijo;
  • Laranja.

Embora os nutrientes sejam valorosos para a nossa saúde, é válido destacar que as vitaminas precisam ser ingeridas de forma equilibrada, já que o excesso de vitamina A causa dores de cabeça, ressecamento na pele, aumento de baço e fígado, e queda de cabelos.

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